FCJ Invest

Perguntas Frequentes

Como funciona o Equity Crowdfunding?

Com o equity crowdfunding, os investidores fornecem fundos para uma empresa e recebem uma parte da mesma na forma de participação societária (equity) ou de títulos conversíveis de dívida que, no futuro, podem ser convertidas em participação societária (equity) da empresa investida. Veja o website da FCJ Invest (www.fcjinvest.com) e as mídias sociais da FCJ para saber dos eventos futuros e ajudar a investir com propósito e apoiar a inovação e o empreendedorismo.

O que é Equity numa empresa?

O equity, ou patrimônio líquido, é o resultado da subtração do valor dos ativos menos o montante de todos os passivos de uma empresa .

Como investir em Crowdfunding?

O crowdfunding funciona de forma muito simples. Basta você se cadastrar em uma plataforma 100% online e autorizada pela CVM para ter acesso a oportunidades rigorosamente selecionadas.

Passo a Passo para criar a sua Campanha de Crowdfunding

O processo de criar uma campanha de crowdfunding na FCJInvest é simples. Ainda, você conta com o apoio da FCJ no Daniel.goes@fcjangels.com e de toda a equipe FCJ durante o processo!

Título da campanha de crowdfunding
Categoria da Campanha
Meta
Duração da campanha
Preencha seus dados financeiros e contábeis (checklist FCJInvest)
Primeiro parágrafo que explica o seu projeto (saber contar a sua história em 1 parágrafo)
Descrição completa da campanha
Garanta que o texto esteja claro e informativo
Recompensas ou Benefícios para os investidores
Coloque as redes sociais da Startup
Outras informações

Qual o princípio do Crowdfunding

O crowdfunding segue a dinâmica de “uma vaquinha entre amigos”, ao partir do princípio de que pessoas colaboram e, juntas, realizam o que antes não poderiam fazer sozinhas. Um projeto de crowdfunding tem um objetivo que extrapola o conceito de vaquinha: criar uma obra de arte, iniciar uma empresa. Fazer algo diferente e apoiar uma Startup que está atacando uma dor da sociedade.

O que é e quais características

O crowdfunding, também chamado de financiamento coletivo, é uma vaquinha virtual repaginada. Ou seja, uma forma de arrecadar recursos para uma ideia ou projeto através da colaboração de diversas pessoas.

Qual é a maior vantagem desse modelo de Equity Crowdfunding?

A vantagem desse modelo é a possibilidade de unir de forma rápida e pontual a quantia necessária para o projeto por meio de pessoas que acessam uma plataforma via website regulamentada pela CVM (www.fcjinvest.com).

Porque utilizar crowdfunding?

Como todas as estratégias, também existem prós e contras de utilizar o crowdfundingcomo forma de arrecadação de fundos para realizar um projeto. Um dos maiores benefícios, certamente, é a diminuição de recursos próprios e a possibilidade de tornar uma ideia realidade em menos tempo.

O que é uma plataforma de crowdfunding

As plataformas de crowdfunding são sites de investimento como a FCJInvest (www.fcjinvest.com) que é regulamentada pela CVM e é a primeira plataforma do estado de Minas Gerais que fazem captações de recursos para projetos de pequeno e médio porte dos mais variados setores da economia.

Qual é a desvantagem de se utilizar um plataforma de Equity Crowdfunding

A desvantagem é a pouca interação com a base apoiadora (base de investidores), já que normalmente, nesse cenário, os apoiadores (investidores) não têm uma atenção dedicada da Startup.

O que não fazer numa plataforma de Equity Crowdfunding

Todo o processo de lançamento de uma plataforma de Equity Crowdfunding é caro e complexo, por isso, evite a dor de cabeça e economize dinheiro utilizando alguma das plataformas que já existem e já estão consolidadas no mercado como a FCJInvest (www.fcjinvest.com). A melhor maneira de mostrar que você acredita no seu negócio é investir seu próprio dinheiro no começo. Afinal, por que um estranho arriscaria o próprio bolso em algo que nem mesmo o idealizador acredita?

Quando o crowdfunding não funciona?

Se a sua meta for muito alta, é provável que você não consiga arrecadar todo o dinheiro necessário através do crowdfunding. Para isso, as melhores opções são os investidores de risco ou os tradicionais empréstimos para pequenas empresas ou, ainda, redes de Anjos investidores como a FCJangels (www.fcjangels.com). Além disso, saiba que as plataformas de crowdfunding existem para ganhar dinheiro. Por isso, esteja preparado para pagar taxas o que vai reduzir o valor total arrecadado por sua campanha. Para evitar surpresas, considere essas taxas na hora de estabelecer a meta para a sua Startup ou outro negócio.

Como começar a sua primeira campanha

1. Tenha um plano Um financiamento coletivo de sucesso é mais do que uma descrição do que você fará com o dinheiro. Saiba contar a sua história. Explique como o seu produto ou serviço vai resolver um problema ao qual o investidor em potencial se identifica. Demonstre o conhecimento e que você sabe do que está falando e que o investimento no seu negócio valerá e vale a pena.
2. Organize suas contas Algumas plataformas exigem que o empreendedor apresente algumas informações financeiras aos investidores. Aqui na FCJInvest há um amplo checklist que a Startup deverá responder ANTES da rodada de captação. Dependendo da quantia que você deseja levantar, poderá ser necessário que suas contas sejam revisadas por um contador. Mesmo que a sua meta seja modesta, ter relatórios organizados de suas finanças mostra credibilidade. Saber o que é um DRE e um balancete já é um bom começo. Isso é um sinal de que você leva o seu negócio a sério e se esforça para fazer tudo corretamente.
3. Identifique as plataformas ideais para você Não existe uma plataforma perfeita para cada empreendedor. Nós, da FCJInvest, entendemos que todo mundo que está em busca de dinheiro para começar uma empresa e que cada negócio têm objetivos e prioridade diferentes. Uma boa maneira de escolher a plataforma ideal é fazer um relatório comparando os diferentes sites, ferramentas, taxas, o que você precisa dar em troca e quais plataformas são flexíveis.
Qualquer que seja a sua escolha, esteja preparado para trabalhar bastante, mesmo depois de lançar a campanha. Você precisará promovê-la continuamente e fazer com que a família e amigos façam o mesmo. Também será necessário estar disponível para se comunicar com os doadores (investidores) e responder a todas as perguntas sobre o seu negócio. Se você fizer tudo certo, uma campanha bem-sucedida poderá gerar frutos mesmo depois de ter sido finalizada, pois você vai ter criado uma base de clientes ávida, que continuará te apoiando e divulgando o seu negócio e, mais importante, muita gente irá lhe conhecer!

Como sugiu o termo Equity Crowdfunding?

O crowdfunding é uma modalidade de investimento no qual um grupo de investidores se une para colocar em prática projetos do seu interesse. O significado de crowdfunding vem da união de duas palavras em inglês: “crowd” (“grupo de pessoas”) e “funding” (“financiamento”). Prática extremamente comum nas economias mais avançadas, , o crowdfunding ganhou popularidade no Brasil a partir do crescimento das redes sociais. Por aqui, essa forma inovadora de investir ganhou diversos nomes, como “vaquinha virtual“, “financiamento coletivo“, “investimento coletivo”, entre outros. Com a regulamentação do crowdfunding no Brasil, em 2017, o investimento coletivo começou a atrair cada vez mais o interesse dos investidores em busca de formas alternativas de aplicar seus recursos. A FCJInvest (www.fcjinvest.com) é a primeira plataforma de investimentos alternativos do estado de Minas Gerais.

Como captar via crowdfunding

As captações via crowdfunding permitem que os investidores tenham acesso a grandes projetos da economia real com segurança, transparência nas informações, praticidade do website (www.fcjinvest.com) e rentabilidade em alguns investimentos alternativos (títulos mobiliários). Startups não dão nenhuma rentabilidade garantida. Se você é um empreendedor com alta capacidade de execução e sólido histórico de resultados, captar é muito simples. Primeiro, o investidor precisa encontrar uma plataforma que realize captações em sua área de atuação. Nós da FCJInvest (www.fcjinvest.com) teremos enorme prazer em receber o teu projeto. Email: contato@fcjinvest.com Há um checklist financeiro e contábil e o envio da documentação necessária.Tudo isso será avaliado e será feita a análise financeira do seu projeto .